Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde contemplou o município de Monte Horebe com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, em consórcio com o município de São José de Piranhas, que abrigará a sede do núcleo.
O NASF irá ampliar a abrangência e a diversidade das ações das Equipes Saúde da Família, atuando em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não é porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.
Segundo a secretária municipal de Saúde Mércia Dias, que coordenou a elaboração do projeto, o NASF de Monte Horebe terá pelo menos seis profissionais de nível superior como médico ginecologista, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e professor de Educação Física.
“O NASF está dividido em oito áreas estratégicas: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/adolescente/adulto jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica”, informou a secretária Mércia Dias.
Para o prefeito de Monte Horebe Erivan Guarita, “a implantação do NASF é mais um resultado do nosso trabalho, através das inúmeras viagens que fazemos a João Pessoa ou Brasília, em busca de recursos, de convênios e de melhorias para a população de Monte Horebe”, destacou.