Sejam Bem Vindos ao Blog da Secretaria Municipal de Saúde de Monte Horebe - PB

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Secretaria Municipal de Saúde Promove Café da Manhã para os Trabalhadores da Limpeza Urbana

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (23/12/2010) um delicioso Cafá da Manhã para todos os trabalhadores na limpeza urbana de Monte Horebe. O principal objetivo deste evento foi o de levar todos os trabalhadores ao Laboratório Municipal de Análises Clínicas - LAMAC, para que pudessem fazer exames laboratoriais tais como:hemograma, glicemia, triglicerídeos, colesterol, parasitológico de fezes e sumário de urina.

Aqueles trabalhadores de idade mais avançada e portadores de hipertensão arterial foram encaminhados para serem consultados pelo cardiologista Dr. Luiz Xavier e para a realização de Eletrocardiograma.


O clima durante toda a manhã foi de inteira descontração entre os trabalhadores da Limpeza Urbana, também estiveram presentes ao evento a Secretaria Municipal de Saúde - Mércia Dias e o Prefeito Municipal - Erivan Guarita (DEM).



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prefeitura Municipal de Monte Horebe Adere a Mobilização Nacional em Defesa dos Royalties do Petróleo


A um dia da mobilização a favor da sanção do projeto dos Royalties aprovado pela Câmara, muitas entidades estaduais se mobilizando para desenvolver alguma atividade nesta terça-feira. A decisão pelo ato foi tomada na última mobilização da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A intenção é sensibilizar o presidente Lula, mostrando a ele a importância de não vetar a matéria.


O Prefeito Erivan Guarita reuniu todos os seus Secretários (as) nas dependências da Câmara Municipal e pediu que todos se engajassem nesta luta, buscando o apoio de toda a comunidade de Monte Horebe para que juntos possamos atingir o objetivo desta mobilização, que é sensibilizar o Presidente Lula, para que ele assine o Projeto de Redistribuição dos Royalties do Petróleo.

A Prefeitura Municipal de Monte Horebe - PB, que é afiliada na CNM - Confederação Nacional de Municípios, não poderia ficar de fora desta importante mobilização em Defesa dos Royalties do Petróleo, estamos defendendo um direito de todos os Horebenses, disse o Prefeito Erivan Guarita (DEM).



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ALERTA


Com a chegada das chuvas ele pode voltar!


A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.


A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.


Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.


Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.


É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.


Vale a pena lembrar que durante todo o ano de 2010 não tivemos nenhum caso confirmado de dengue em Monte Horebe, por isso pedimos que toda a população continue vigilante e eliminando todos os possíveis focos do mosquito da dengue, disse a Secretaria Municipal de Saúde - Mércia Dias.

Secretarias Municipais de Saúde e Educação Aderem ao Programa Saúde na Escola


O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.

O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.


Na verdade a Prefeitura Municipal de Monte Horebe, através da Secretaria Municipal de Saúde, já vem desenvolvendo o Programa Saúde na Esola desde 2005 com recursos próprios do município e só agora no final de 2010 com a edição da Portaria Interministerial Nº. 3.693, de 25 de novembro de 2010, faremos jus ao recebimento dos incentivos por parte dos Ministérios da Saúde e da Educação para o desenvolvimento do PSE no município de Monte Horebe.

Esperamos com a nossa adesão ao PSE possamos ampliar o leque de atendimento aos nossos educandos, promovendo assim uma saúde preventiva de melhor qualidade, disse o Prefeito e Presidente Eleito da AMASP - Erivan Guarita (DEM).

sábado, 11 de dezembro de 2010

Prefeitura e Secretaria de Saúde Solicitam Ambulância para Monte Horebe


A Prefeitura Municipal de Monte Horebe e a Secretaria Municipal de Saúde protocolaram na Secretaria de Saúde do Estado, no úlimo dia 12 de novembro de 2010 o Ofício N°. 126/2010 onde consta uma exposição de motivos pelo quais a cidade de Monte Horebe faz jus ao recebimento de uma Ambulância do SAMU.

Na última sexta-feira (10/12/2010) foi protocolado mais um Ofício de N° 134/2010 ratificando os termos do Ofício anterior.

No momento o Processo de N°191110519, de 19/11/2010 (Solicitação da Ambulância) encontra-se na mesa do Secretário de Saúde aguardando apenas o seu aval para que onte Horebe possa enfim receber a sua Ambulância do SAMU.

Espero que o Dr. José Maria de França use o bom senso e libere a ambulância para Monte Horebe, estou confiante que teremos êxito neste pleito, disse o Prefeito e Presidente Eleito da AMASP Erivan Guarita (DEM).

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Saúde do Homem


A Secretaria Municipal de Saúde de Monte Horebe - PB, realizaou durante todo o dia de hoje (1º/12/2010), no Centro de Saúde Joaquim Saraiva de Moura a II Edição da Saúde do Homem.


Por volta das nove horas da manhã a abertura foi feita pelo Prefeito Municipal de Monte Horebe - Erivan Guarita (DEM) e pela Secretária Municipal de Saúde - Mércia Dias.


Logo após a abertura oficial foi servido para todos os presentes um delicioso Café da Manhã, patrocinado pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Laticínio Belo Vale - Iogurte Ísis da cidade Sousa, que sempre colabora com os eventos da SMS, doando seus deliciosos iogurtes para o deleite dos presentes ao evento.

Após o Café da Manhã foram iniciados os atendimentos médicos, odontológicos e vacinação em todos os presentes, contamos com a presença do Médico Urologista Dr. Paulo Gonçalves, que consultou os pacientes, fez o Exame do Toque Retal e solicitou o PSA (ambos para a detecção de Câncer de Próstata), também contamos com a presença dos Odontóloos Dr. Thiago e Dra. Milena, também tivemos a Vacinação contra o Sarampo feita pelas enfermeiras Micheline, Kerolyne e pela Técnica de Enfermagem Geni.

Dr. Paulo Gonçalves (Urologista)


Dr. Tiago (Dentista)


Vacinação


Corte de Cabelo


Distribuição de Brindes