O município de Monte Horebe, no Alto Sertão da Paraíba, distante cerca de 530 km da Capital João Pessoa e divisa com o Estado do Ceará, sediou nesta quarta e quinta (16 e 17 de setembro), na Câmara Municipal, um encontro de formação para Grupos Gestores Municipais, enfocando as ações do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e Diversidade Sexual, realizado pela Gerência Operacional de DST/AIDS/SES, da Secretaria Estadual de Saúde, ONG - Missão Nova Esperança (João Pessoa – PB) e pela Secretaria de Saúde de Monte Horebe.
O evento foi coordenado por Maria Elisabeth da Silva – Técnica da Gerência Operacional de DST/AIDS/SES, Francisca Ilva Lacerda – Coordenadora Municipal de DST/AIDS da Prefeitura Municipal de Patos, Vitor Buriti – ONG Missão Nova Esperança e por Mércia Maria Dias – Secretária de Saúde de Monte Horebe.
Uma das propostas do evento é a discussão sobre a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. O objetivo é contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada muitas vezes pela gravidez na adolescência.
Representantes de vários municípios e diversos setores da sociedade civil participaram das atividades. Foram convidados os Secretários de Educação e de Saúde dos municípios de Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Poço José de Moura, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna (Cidades que desenvolvem o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), além dos vereadores de Monte Horebe, Coordenadores do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Secretária de Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Administração, IFPB, Direção das Escolas Estaduais e Estudantes do ERIP/UFPB – Estágio Regional Interprofissional, composto por alunos concluintes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Odontologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário